this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Gincana premia chefs que se destacaram com pratos à base de carne suína
GINCANA PREMIA CHEFS QUE SE DESTACARAM COM PRATOS à BASE DE CARNE SUíNA

GINCANA PREMIA CHEFS QUE SE DESTACARAM COM PRATOS à BASE DE CARNE SUíNA

  • Cultura
  • Publicado em: 26/07/2016
  • Por: InLoop Web

Cores, sabores, combinações e carne suína: assim foi a 5ª edição da Gincana “O melhor da carne suína mato-grossense”, realizada nesta segunda-feira (25.07), na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, em Cuiabá. O evento promovido pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT), contou com a participação de 16 candidatos que encantaram e deliciaram os jurados com pratos à base de carne suína criados especialmente para a gincana.

 

O primeiro colocado foi o estudante de gastronomia da Universidade de Cuiabá (Unic), Anwar Vaz Curvo, com a receita porchetta do rei. “Não tive dificuldades em trabalhar com essa carne, já a conhecia, fiz muitos testes e pesquisei sobre ela, mas como inspiração resolvi usar minhas origens árabes”, comemorou o futuro chef.

 

Anwar, ainda emocionado e em meio aos familiares, disse que se surpreendeu com a primeira colocação, pois a concorrência estava forte. “Primeira vez que participo de uma gincana assim e ganho. Isso é um reconhecimento do meu trabalho e o começo de um grande sonho", declarou.

 

Já em segundo lugar ficou Ana Paula de Mello Oliveira Macota, com a receita de rondelli de abobrinha com ragu de ossobuco suíno e geléia de abacaxi com pimenta, em terceiro Gesiane Rodrigues de Araújo, com o prato ossobuco ao chutney com purê de cará e manga selada, em quarto Aécio Luis Moreira Fernandes, que preparou pancetta e purê de salsão, rabanete e broto de rúcula e em quinto Jaqueline Candil com o prato torresmo com creme de goiabada picante e mousseline de mandioca com queijo.

 

Para o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, a gincana cumpre com seu papel de estimular o consumo da carne suína, incentivando os chefs a criarem receitas com critérios entre sabor e criatividade.

 

“Ao longo desses cinco anos de evento, em parceria com o Senac/MT, vimos os chefs conhecendo a carne suína e seus cortes, e preparando pratos surpreendentes, demonstrando todo o potencial da carne. Parabenizamos a todos que participaram e esse ano eles capricharam na preparação das receitas, tanto no sabor quanto nos detalhes visuais da preparação. Estamos surpresos e satisfeitos com os resultados”, pontuou.

 

A diretora regional do Senac/MT, Gilsane Tomaz, também pontuou que a cada ano é possível perceber a evolução dos pratos e do evento, que proporciona novas oportunidades para aumentar o consumo da carne, junto aos donos de restaurantes, bares e alunos de gastronomia.

“Essa parceria desde o princípio tem dado muito certo e trazido uma visibilidade importante para o trabalho do Senac e da Acrismat em potencializar o consumo da carne suína entre os chefs da capital. Agora o próximo passo é aumentar o consumo entre os mato-grossenses no dia a dia” disse.

 

De acordo com o jurado o chef, Rafael Maimoni, a competição apresentou um alto padrão, com pratos de diferentes sabores e combinações. “Fiquei bastante surpreso com essa nova geração de chefs, que apresentaram pratos com combinações inusitadas e novos sabores. Eventos como esse, que estimulam a gastronomia regional, e incentivam a nossa área a crescer são uma ótima iniciativa”, ressaltou.

 

Jurados

 

Foram jurados o chef do Dom Agostinho, Rafael Maimoni, a idealizadora da revista Saboreie, Gina Defanti, o jornalista, Luiz Patroni, o chef do blog Marido na Cozinha, Tolentino Neto, a jornalista, Rita Comini, o secretário adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Luiz Carlos Nigro, representando o trade turístico, Jaime Okamura, a secretária adjunta de Cidadania da Setas, Alda Attilio, o chef do Al Manzul, Jamil Ayoub, a gestora gastronômica, Luciana Leite, o chef de cozinha, Kauan Dalmolin, do Confrade restaurante, Francisco Chaves e João Felipe Chaves, Aline Herane e Leandro Teixeira.

 

Pratos participantes

 

Os 16 pratos apresentados à base de carne suína na gincana foram: pancetta suína assada com purê de beterraba e farofa de maracujá; pancetta suína com farofa de castanhas do cerrado e caju grelhado; rondelli de abobrinha com ragu de ossobuco suíno e geléia de abacaxi com pimenta; ossobuco suíno acompanhado de chutney de abacaxi e ervilha torta; ossobuco ao molho blend de tomates acompanhado de canjiquinha com manteiga de garrafa e salsa’areia; torresmo com creme de goiabada picante e mousseline de mandioca com queijo; ossobuco ao chutney com purê de cará e manga selada; pancetta assada com vinagrete tropical e doce de figo; cupcake recheado com ossobuco cremoso e maionese defumada; porchetta do rei; pancetta e purê de salsão, rabanete e broto de rúcula; montadito de tomate com pancetta mussarela, cebola, caramelo abacaxi, agrião baby e molho missô; polpetone cuiabano com creme de banana da terra; braseado de ossobuco com mousseline de mandioca salsa; ossobuco com purê de castanha do cerrado e rocambole de pancetta e purê de batata.

gincana carne suina pratos acrismat plaenge

COMENTÁRIOS