this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Serviço público precisa de gestão
SERVIçO PúBLICO PRECISA DE GESTãO

SERVIçO PúBLICO PRECISA DE GESTãO

  • Notícias
  • Publicado em: 09/09/2016
  • Por: Ícone Press

É fundamental o servidor público ter conhecimento em gestão pública, atualizar conceitos, fundamentos e ferramentas da gestão pública. Tendo isto em mente, a Fundação Dom Cabral (FDC), representada em Mato Grosso pelo Grupo Valure, realiza entre os dias 13 a 16 de setembro, das 8h às 18h, o programa “A gestão pública contemporânea”, no Delmond Hotel, em Cuiabá.

 

O programa voltado para gestores públicos e parceiros da iniciativa privada que atuam na execução de projetos com o setor público, pretende ampliar a visão sobre o contexto contemporâneo de transformação do Estado e da gestão pública, desenvolver uma cultura de gestão voltada para resultados, construir uma visão estratégica sobre a gestão de pessoas no setor público e proporcionar o entendimento sobre a utilização de novas ferramentas de gestão.

 

Segundo o professor da FDC, Paulo Vicente, é comum médicos, engenheiros, bacharéis em Direito entre outros profissionais adentrarem no setor público em uma área técnica e com o passar do tempo se veem em cargos de gestão. “Essas pessoas ou vão aprender no dia a dia, em tentativas e erros, o que é mais difícil, ou vão atrás de um curso mais formal, como esse que trará exemplos, conceitos”, comenta.

 

E no atual momento da economia brasileira, que é preciso ter uma equipe mais enxuta, fazer mais com menos, o gestor público precisa tomar uma série de medidas desde fazer ajuste fiscal, manter liquidez, controlar gastos a criar mecanismo para incentivar a economia e a sociedade a crescer. Para que isso aconteça o professor Paulo Vicente destaca cinco pontos:

 

Melhoria na regulação - o Estado, municípios e a Federação tem que aprender lidar melhor com a regulação, o governo mais como um regulador do que como um agente fiscal de execução.

 

Inovação - melhorar a forma como a gente incentiva e lida com a inovação no setor público. “Final de contas o governo é serviço, e serviço é mão de obra, porém é preciso incorporar a tecnologia para ser menos dependente da mão de obra. As pessoas sempre falam que precisam de mais dinheiro e mais gente, e raramente falam que precisam de mais tecnologia. E com mais tecnologia você consegue fazer mais coisas, com menos gente e com menos gasto”, pontua.

 

Lidar com Parcerias público-privadas (PPPs) – O que a gente chama de PPP no Brasil é chamado de Private Finance Initiative (PFI) lá fora. É preciso explorar os cinco pontos da parceria público privada: terceirização, integração, concessão, empresa mista e a própria PFI. “Aprender a lidar com esse mix, saber que existem ações intermediarias entre Estado e Governo, que se pode fazer”, explica.

 

Gestão por competência - achar as pessoas certas para os cargos, que requer não só selecionar melhor, mas também treinar melhor as pessoas para as funções.

 

Gestão de projetos - cada vez tem que lidarmos com projetos é preciso trabalhar melhor a gestão, tanto no nível da metodologia a desenvolvimento da organização.

 

SERVIÇO

Programa “A gestão pública contemporânea”

Quando: 13 a 16 de setembro, das 8h às 18h

Onde: Delmond Hotel, em Cuiabá

Informações: 65 3318-2600

fundação dom cabral grupo valure

COMENTÁRIOS