this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Calor cuiabano marca a chegada dos atletas no Jubs Cuiabá
CALOR CUIABANO MARCA A CHEGADA DOS ATLETAS NO JUBS CUIABá

CALOR CUIABANO MARCA A CHEGADA DOS ATLETAS NO JUBS CUIABá

  • Esporte
  • Publicado em: 04/11/2016
  • Por: Ícone Press

O calor cuiabano recepcionou os 1500 atletas das modalidades individuais que desembarcam na capital mato-grossense nesta quarta-feira, 02 de novembro, para a 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Atletas experientes e iniciantes, delegações grandes e pequenas, todos na grande expectativa para o maior evento esportivo universitário do país, que acontecerá de 03 a 12 de novembro em 17 praças esportivas de Cuiabá.

Para o atleta paralímpico da natação da UNISC-RS Mauricio Scota, a expectativa é grande, já que a modalidade entra pela primeira vez no JUBs. “No sul não tinha a modalidade paralímpica e competi com os demais atletas e me classifiquei para o JUBs. Venho me dedicando nos dois últimos anos e meu sonho é fazer parte da Seleção Brasileira Paralímpica de 2020 e este campeonato é uma pré-etapa importante”, afirmou.

Já o atleta da natação da UNINASSAU-PE Marcos Matos, aproveitou a vinda a Cuiabá para reencontrar a tia que mora na cidade. “Já tenho uma guia na cidade, estou muito feliz de vir. E a vontade é de estar primeiramente na final, conquistar uma medalha e dar um orgulho para a tia”, disse. “Já estou com muito orgulho, meu coração está pulando para fora de ver ele”, completou a tia, Daniele Peixoto.

A dupla de vôlei de praia da AVANTIS-SC, Samile Ribeiro e Thais Santana dos Santos, assim como sua Instituição de Ensino Superior, participam pela primeira vez do JUBs. “Logo de cara já fomos recebidas pelo calor, e viemos antes da competição, justamente para nos ambientar. No vôlei de praia, o vento, calor e a chuva influenciam muito no jogo”, contou Thais. A parceira ainda completou. “Essa será uma experiência incrível, por mais que a gente almeje o pódio, só de participar levaremos muitas experiências na bagagem”, finalizou.

Boulevard dos Atletas recebe as primeiras delegações

Com a proximidade da abertura dos 64º Jogos Universitários Brasileiros e a chegada das delegações, o ambiente preferido de integração entre atletas e dirigentes é com certeza o Boulevard dos Atletas, localizado dentro da Arena Pantanal.

Por lá, os atletas podem encontrar uma série de atividades para seu entretenimento e bem-estar, além da possibilidade de rever amigos e participantes de outros jogos universitários realizados pelo país

O centro de convivência dos atletas começou a sentir essa movimentação logo pela manhã (02.11), com a chegada das primeiras delegações, que contam com um total de 27 estados, divididas entre atletas e dirigentes. No espaço, a diversidade de atrações relacionadas ao esporte e entretenimento começou a atrair quem passa. Entretanto, a sensação do local deverá ser a área reservada aos Jogos Virtuais, onde acontecerão disputas entre os dias 04 e 06 de novembro.

Durante a tarde, o Boulevard dos Atletas recebeu a visita de dirigentes de Federações Universitárias Estaduais (FUEs) de diversos estados do país, que não pouparam elogios com relação à estrutura e organização do evento.

“Acho excelente podermos contar com ambientes como esses, porque ajudam com que os atletas quebrem um pouco a tensão das competições, principalmente para aqueles que participam pela primeira vez de eventos esportivos dessa importância, fazendo com que se sintam mais à vontade”, reforça Clayton Alves de Souza, técnico da seleção de Judô de Pernambuco.

Quem também gostou muito do espaço foram os atletas do Rio Grande do Norte, com uma delegação com um total de 130 atletas, uma das maiores do evento: “Estou no quarto lugar do ranking das Federações e muito feliz de estar aqui. Chegamos ontem e já foi possível rever alguns atletas de competições passadas”, contempla Daniel Kuba, atleta da Federação Norteriograndense de Desporto Universitário (FNDU).

O atual presidente da delegação do Paraná, Ney de Lucca Mecking, veterano em Jogos Universitários, com 44 anos de participação no evento, fala sobre a interação entre esporte e culturas. “A força transformadora do esporte, aliada à educação, proporciona uma significativa inclusão social e um ganho para toda sociedade, além de conseguir fazer uma diferença na rotina das cidades por onde o evento passa. E ter espaços como este Boulevard, faz com que essa troca de culturas e experiências aumente e fortaleça a união das pessoas”.

É unânime a opinião de todos, que cada ano o evento toma mais forma e força, e aponta como Jogos Universitários são importantes para o desenvolvimento humano. Além de possibilitar a  geração de oportunidades por meio da educação, complementada através do esporte.

 JUBs Cuiabá 2016

O JUBs chega à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reunirá em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.

A abertura oficial do evento será no dia 03 de novembro. De 02 e 07, o JUBs recebe os atletas das modalidades individuais, que competem entre 04 e 06 de novembro. De 07 a 13, será a vez dos atletas das modalidades coletivas, que competem entre 08 e 12.

O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.

jubs jogos universitários chegada atletas calor cuiabá

COMENTÁRIOS