this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Exposição “Florescer” de Valques Rodrigues abre temporada na A Casa do Parque
EXPOSIçãO “FLORESCER” DE VALQUES RODRIGUES ABRE TEMPORADA NA A CASA DO PARQUE

EXPOSIçãO “FLORESCER” DE VALQUES RODRIGUES ABRE TEMPORADA NA A CASA DO PARQUE

  • Cultura
  • Publicado em: 14/02/2017
  • Por: InLoop Web

A Casa do Parque abre nesta quinta-feira (16.02) a temporada 2017 de exposições com a mostra "Florescer", no estilo naif, do artista cuiabano Valques Rodrigues. A abertura será às 19h e a exposição poderá ser visitada, com entrada gratuita, até o dia 01 de abril.

 

“Florescer” apresenta vinte obras e leva o olhar sutil e poético do artista plástico, que transforma com sensibilidade a natureza em um diálogo trivial do cotidiano do campo. “Esta exposição é acima de tudo, fruto e celebração do ato de pintar. Um processo que se instaura e cria um universo próprio que propõe uma constante dialética com tudo aquilo que é natural”, explica Rodrigues.

 

A exposição analisa o anseio contemporâneo em conter a totalidade do conhecimento do mundo, uma tentativa de compreendê-lo na multiplicidade de seus códigos.  A pintura do artista propicia também o entendimento entre sua prática artística, a realidade formal e questões inerentes tais como reconhecer e construir uma paisagem - seja em um lugar, um horizonte ou uma ideia.

 

Para a idealizadora da A Casa do Parque, Flávia Salem, a parceria oportuniza o estímulo à educação cultural do visitante e estreita os laços entre as diversas manifestações da arte e suas linguagens. “As pinceladas de Valques transmitem toda a alegria ingênua do Naif e retratam ainda em algumas obras a religiosidade popular. Temática linda e perfeita para abrir a nossa temporada de exposições 2017”.

 

Natural de Cuiabá, Valques é artista plástico e professor de arte. Filho do renomado artista plástico Nilson Pimenta, começou a pintar aos seis anos de idade. Possui várias telas vendidas no exterior e, outras, em exposições nacionais.

 

Atualmente, Valques desenvolve projetos em escolas e atua como instrutor voluntário do Ateliê Livre. No seu extenso currículo de exposições destacam-se sua participação em 2014 na mostra “Novas Aquisições 2012/2014 – Coleção Gilberto Chateaubriand”, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro (RJ); participação no salão “Jovem Arte de MT” e nas Bienais NAIfs de São Paulo (SP).

 

SERVIÇO

 

Exposição “Florescer” de Valques Rodrigues

Onde: A Casa do Parque - R. Mal. Severiano de Queirós, 455 - Duque de Caxias II, Cuiabá - MT

Quando: 16.02

Horário: 19h

Entrada: Gratuita

Mais informações: (65) 3365-4789

casa do parque florescer exposição valques rodrigues casa do parque arte mostra pintura

COMENTÁRIOS