this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Abril Verde: MPT promove exposição fotográfica no Pantanal Shopping
ABRIL VERDE: MPT PROMOVE EXPOSIçãO FOTOGRáFICA NO PANTANAL SHOPPING

ABRIL VERDE: MPT PROMOVE EXPOSIçãO FOTOGRáFICA NO PANTANAL SHOPPING

  • Cultura
  • Publicado em: 27/04/2017
  • Por: Ícone Press

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) realiza no dia 26 de abril, às 10h, no Pantanal Shopping, em Cuiabá, a abertura da exposição fotográfica “Trabalhadores”. A mostra reúne 25 imagens e foi projetada como parte das atividades alusivas ao ‘Abril Verde’, que presta homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e chama atenção da sociedade para a importância da prevenção no meio ambiente laboral.

As fotografias retratam trabalhadores de atividades econômicas com grande incidência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como é o caso do setor frigorífico, sucroenergético e da construção civil. Há registros, ainda, da realidade dos vaqueiros nordestinos e das indústrias do gesso e do amianto. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, ambos organizados pelo MPT.

As imagens ficarão expostas no 2º Piso do Pantanal Shopping até 1º de maio, Dia do Trabalhador. A mostra está sendo realizada, simultaneamente, nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho e na Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília.

O procurador-chefe do MPT-MT, Marcel Bianchini Trentin, falou sobre a campanha, salientando que o meio ambiente de trabalho seguro é direito assegurado pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional trabalhista, e que é necessária uma mudança drástica na forma como são encaradas as medidas de saúde e segurança dos trabalhadores.

MPT em Quadrinhos​

Como parte da campanha ‘Abril Verde’, o MPT também lançou um kit com nove edições da revista MPT em Quadrinhos, em que são abordados temas relativos à saúde e à segurança dos trabalhadores. Os números da publicação, elaborada pelo MPT no Espírito Santo, foram distribuídos para todo o país e serão entregues durante a exposição realizada do dia 26 de abril a 1º de maio no Pantanal Shopping.

Minuto de Silêncio

Nos jogos marcados para o dia 26 de abril pela rodada da Copa do Brasil, será realizado um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho. A ação é uma parceria do MPT com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aceitou o convite e apoiou a campanha.

Dia 28 de abril

O mês de abril foi escolhido para tratar do tema ‘saúde e segurança no trabalho’ em razão de datas como o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Esta última foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses após uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. 

Serviço

Exposição fotográfica “Trabalhadores”

Local: Pantanal Shopping, Piso 2, em frente à Unic.

Período: 26 de abril (quarta-feira) a 1º de maio, durante o horário de funcionamento do shopping.

 

 

abril verde exposição pantanal shopping dia do trabalhador ministério

COMENTÁRIOS