this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Olímpio Bezerra mistura arte e reciclagem em exposição na Casa do Parque
OLíMPIO BEZERRA MISTURA ARTE E RECICLAGEM EM EXPOSIçãO NA CASA DO PARQUE

OLíMPIO BEZERRA MISTURA ARTE E RECICLAGEM EM EXPOSIçãO NA CASA DO PARQUE

  • Cultura
  • Publicado em: 19/09/2017
  • Por: Ícone Press

Por meio do seu olhar sensível, o artista plástico Olímpio Bezerra percebeu algo intrigante em alguns materiais descartados: eles poderiam se tornar obras de arte. E foi o que aconteceu. A exposição “Pipa na Vila” reúne 12 telas, 4 réguas e 25 objetos em madeira, todas obras utilizando a técnica de óleo sobre tela com inspiração na vida do campo. Com pintura artística na madeira, porta de armário, partes de cabeceira de cama, cabaças e pintura em tela a abertura da exposição acontece nesta quinta-feira (21.09) às 19h e segue até o dia 28 de outubro para apreciação do público com entrada franca, na Casa do Parque.

 

Inspirado pelas recordações da sua infância vivida no interior de São Paulo, Olímpio Bezerra mostra em seus trabalhos a pureza e a simplicidade sobre as peculiaridades da vida nas pequenas cidades do interior. Trata-se, segundo explicou o artista, de uma arte voltada para o lado simples da vida, em que os valores que prevalecem são a pureza e a simplicidade presentes no mundo do campo.

 

Segundo o artista, a importância da arte utilizada com os materiais recicláveis se intensifica e se faz presente nas diferentes manifestações artísticas, quer sejam em pinturas, esculturas, arte tecnológica e até mesmo nos mais simples trabalhos feitos por artesãos. “Grande parte da mostra é toda produzida com objetos ou parte de materiais vistos como lixo e, por meio de intervenções, tais como pinturas, posicionamento, recortes e associações entre objetos diferentes, ganham um novo significado, revelando, assim, uma beleza que surge do caos da destruição”, explica o Bezerra.

Artista plástico há 42 anos, Olímpio Bezerra já participou de Bienais Naif em São Paulo, exposições internacionais em Museus de Nápole (Itália), Nice (França) e Pequin (China). Esta é a primeira vez que expõe suas obras na A Casa do Parque e para ele “o espaço cultural é de grande relevância para mostrar a importância da arte na vida das pessoas”.

 

Para a idealizadora da Casa do Parque, Flávia Salém, a arte do Olimpio nos remete ao que há de mais puro. “A vida alegre nas vilas, as marias-fumaça, pipas, missas, cirandas de roda. Toda esta cena está retratada tanto em suas telas, quanto em encostos de cadeiras que se transformam em quadros e namoradeiras únicas. Certamente encantará adultos e crianças”, afirma Flávia.

 

SERVIÇO

 

Exposição Pipa na Vila do artista plástico Olimpio Bezerra

Abertura da exposição: Quinta-feira (21.09) às 19h

Em cartaz de 21/9 a 28/10 

Onde: A Casa do Parque - R. Maj. Severino de Queiroz, 455 - Duque de Caxias II
Entrada Franca

exposição a casa do parque olimpio bezerra arte cultura

COMENTÁRIOS