this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Acrismat vai até Brasília tentar prorrogação da contratação de crédito de custeio e de retenção de matrizes
ACRISMAT VAI ATé BRASíLIA TENTAR PRORROGAçãO DA CONTRATAçãO DE CRéDITO DE CUSTEIO E DE RETENçãO DE MATRIZES

ACRISMAT VAI ATé BRASíLIA TENTAR PRORROGAçãO DA CONTRATAçãO DE CRéDITO DE CUSTEIO E DE RETENçãO DE MATRIZES

  • Economia
  • Publicado em: 14/03/2018
  • Por: Ícone Press

Banco do Brasil estuda forma rápida e eficiente para resolver o problema dos suinocultores

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) cumpriu agenda de reuniões nesta terça-feira (13.03), com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e suas afiliadas, alem da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, em Brasília. O intuito da viagem foi de buscar políticas públicas para viabilizarem a sustentabilidade da suinocultura junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ao Banco do Brasil.

Na tarde de ontem as entidades se reuniram com os gerentes executivos do Banco do Brasil na Diretoria de Agronegócio, Antonio Banhara e Álvaro Tosetto para debater a prorrogação da validade e do vencimento dos custeios e de retenção de matrizes suínas, adquiridos nos últimos dois anos.

De acordo com o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, o atual momento da suinocultura e os desafios enfrentados pelo setor nos últimos meses, faz com que a prorrogação desta linha de crédito com condições diferenciadas, seja imprescindível para a continuidade da atividade em Mato Grosso. “Esta medida serve de auxílio para que o suinocultor possa formar o capital de giro necessário para garantir grande parte dos produtores em atividade. Visto que o custo de produção tem aumentando seguidamente nas últimas semanas”, ressaltou.

O gerente Banhara explicou que o banco não deixará de atender o setor, mas que terá que estudar uma forma rápida e eficiente para resolver o problema. De acordo com ele, a prorrogação por meio de forma coletiva pode ser uma alternativa que simplifica o processo e atenda aos produtores.

O limite de crédito de custeio para retenção de matrizes suínas teve seu valor elevado em abril de 2016, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e subiu de R$ 1,2 milhões para R$ 2,4 milhões.  Desde então, esse é o volume de crédito que cada criador pode contrair por meio do financiamento agrícola.

Participaram da agenda política em Brasília as afiliadas: Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS); Associação Paranaense de Suinocultores (APS); Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS); Associação Goiana de Suinocultores (AGS); Associação dos Granjeiros Integrados de Goiás (AGIGO); Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES); Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG); Associação Sul Matogrossense de Suinocultores (Asumas); e Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin).

Reunião Suinocultura Acrismat

COMENTÁRIOS