this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Médico ensina a prática ancestral de meditação
MéDICO ENSINA A PRáTICA ANCESTRAL DE MEDITAçãO

MéDICO ENSINA A PRáTICA ANCESTRAL DE MEDITAçãO

  • Saúde
  • Publicado em: 23/03/2018
  • Por: Ícone Press

A meditação não requer muito tempo e nem grandes recursos

​A prática da meditação é uma atividade de autoconhecimento que pode ajudar muito no dia a dia, pois promove o equilíbrio interno que permite com que a interação com o outro seja mais sustentável e de maior clareza mental e emocional. Diferente de outras práticas de equilíbrio, essa não requer muito tempo e nem grandes recursos, iniciantes podem praticá-la em seu próprio quarto ou em um local silencioso.

Tendo isso em mente, meditação e equilíbrio foi o tema da palestra gratuita promovida pela Vida Diagnóstico e Saúde em parceria com a Sahaja Yoga de Cuiabá, no dia 21 de março, no centro clínico, em Várzea Grande. O palestrante foi o médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Newton Zanetta. O objetivo do encontro foi ensinar como é possível atingir um estado de equilíbrio por meio da prática meditativa.

O médico Newton Zanetta deu algumas dicas de meditação para quem quiser praticar:

·         Nunca ter desculpa para não praticar

·         Deve colocar toda a tensão de seu corpo no topo da cabeça

·         Entrar em profundo silêncio dentro de você

·         Observar o silêncio

·         Afastar todos os pensamentos

Zanetta complementou ainda que no começo o ideal é realizar a meditação em um local sem barulhos, sozinho. “Procure um local tranquilo, sente-se de forma confortável em uma cadeira e mantenha as plantas dos pés no chão. Pode-se também se sentar no chão com as pernas cruzadas de forma simples. As mãos devem estar repousadas sobre as pernas, com as palmas voltadas para cima”, explicou. O médico pontuou que uma vez que a pessoa se torna profunda com a meditação, mesmo se ela estiver em um local péssimo, como um ônibus é possível meditar.

A meditação é um exercício de origem muito antiga em que o praticante deve se permitir esvaziar a mente e se perdoar. Para Zanetta, essa é a forma de reencontro consigo mesmo. “A meditação é o estado em que nós nascemos, portanto quando meditamos nos reencontramos com a criança que assim nascemos, sem os pensamentos que foram colocados no nosso cérebro”, esclareceu.

Para que o equilíbrio individual seja alcançado é ideal que a atividade seja praticada todos os dias, se possível uma vez pela manhã e outra pela noite, durante 10 a 15 minutos.

Meditação Equilíbrio Vida Diagnóstico

COMENTÁRIOS