this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Sicredi é porta de entrada para recém-formados
SICREDI é PORTA DE ENTRADA PARA RECéM-FORMADOS

SICREDI é PORTA DE ENTRADA PARA RECéM-FORMADOS

  • Economia
  • Publicado em: 24/04/2018
  • Por: Ícone Press

Na lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, a instituição financeira cooperativa também é premiada como melhor empresa para se iniciar uma carreira

 

A meta de todo jovem é entrar no mercado de trabalho e iniciar uma carreira. E o maior sonho dos recém-formados é ser contratado por uma empresa reconhecida, que o estimule e ofereça trilhas para o desenvolvimento de suas habilidades. Nesta terça-feira, 24 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, os brasileiros têm avanços a comemorar, não maiores que os desafios a serem superados.

 

A data é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para destacar a importância de novos profissionais no mercado de trabalho. Foi criada para incentivar a contratação de profissionais sem maior experiência, para contribuir com novas ideias e na descoberta de novos talentos. No Brasil algumas iniciativas facilitam a entrada do jovem no mercado de trabalho, como as leis da Aprendizagem Profissional e do Estágio. Ambas garantem direitos aos estudantes, como cursos de formação inicial e até remuneração. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que a Aprendizagem Profissional fechou 2017 com 386.791 jovens contratados, número estável em relação ao ano anterior, quando ocorreram 386.773 mil admissões. 

 

Outra forma de entrar no mercado de trabalho é por conta própria. Foi o que aconteceu com a contadora Fernanda Marcela Silva, 32, que trabalha no Sicredi em Mato Grosso há 11 anos. Natural de Salto do Céu, a 304 km de Cuiabá, ela conta que saiu de casa para cursar Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres. Quando terminou a graduação já tinha em mente um objetivo traçado: trabalhar em uma instituição financeira e chegar ao cargo de auditora. 

 

Em busca do sonho, Fernanda participou de um processo seletivo na cooperativa do Sicredi Sudoeste MT, em Cáceres, e foi contratada para uma das duas vagas disputadas por 90 candidatos. “Comecei como caixa em uma agência em Cáceres, onde fiquei por quase quatro anos. Fui promovida para a área de negócios”. Sempre de olho nas oportunidades de crescimento, Fernanda participou de um processo seletivo para o departamento de auditoria na Central Sicredi Centro Norte, que reúne todas as cooperativas nos estados de Mato Grosso, Rondônia Pará e Acre, em Cuiabá.

 

Foi aprovada e mudou-se para a Capital. Está há sete anos na Central, onde já ocupa a terceira cadeira. Começou como inspetora interna, passou para auditora interna e agora é consultora de Processos, onde atender outras 10 assessores nas cooperativas. “A próxima etapa é assumir uma gerência e estou me preparando para isso”, resume. 

 

Essa evolução na carreira de Fernanda se deve ao empenho pessoal, que nunca se acomodou e buscou conhecimento e especializações. O Sicredi a incentivou arcando com a metade do custo de uma pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de treinamentos em gestão e liderança.  “Tenho muito orgulho do caminho que percorri no Sicredi e não saio dessa empresa para nenhuma outra. No Sicredi há oportunidades de crescer todos os dias. Só depende de nós”.

 

Quem está indo pelo mesmo caminho é o jovem Itamar Fernandes da Silva Júnior. Na função de assessor de Processos atualmente, tem se revelado um talento e tanto. Apesar da pouca idade, 20 anos, já tem uma historia de ascensão profissional. Aos 17 anos passou no vestibular do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) em Campo Verde, para onde se mudou para cursar a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, deixando os pais em Juína. Quando fez 18 anos começou a distribuir currículos. “Fui chamado para entrevista no Sicredi. Fui aprovado para trabalhar como auxiliar administrativo, com planilhas de Excel”.

 

Por conta própria estudou uma forma de automatizar a geração das planilhas e relatórios que fazia todos os dias. Um diretor percebeu o potencial do rapaz e juntos começaram a planejar programas que facilitassem a rotina da cooperativa. Seu empenho o levou a ser indicado para uma vaga na Central do Sicredi, em Cuiabá, para onde se mudou há pouco mais de um ano. 

 

Suas metas são ousadas. “Vislumbro para daqui uns 12 ou 15 anos ter um cargo de diretoria no Sicredi, na área de tecnologia da informação, onde tenho mais facilidade. Para isso preciso de experiência na área de desenvolvimento e conhecimento, não só neste setor, mas também em gestão de pessoas e processos, e ter um bom networking”.

 

A gerente de Gestão de Pessoas do Sicredi Centro Norte, Renata Maia afirma que existe um grande interesse do Sicredi na contratação de recém-formados. “Entendemos que esse jovem é uma tábula rasa, o que significa que nós podemos propor carreira e formação, desde que ele tenha um propósito de vida profissional que vá ao encontro das necessidades do Sicredi”. 

 

Para se ter uma ideia, do total de colaboradores existentes na região Centro Norte, de 2.925, 28,5% são jovens de até 24 anos. “Nós temos 246 trilhas de formação online. Significa que você está sentado em um cargo, que terá seis trilhas relacionadas à sua carreira”. Além da grande possibilidade de fazer uma carreira na instituição, que é o sonho de qualquer recém-formado, o Sicredi oferece benefícios como convênio médico e odontológico, vale alimentação, salário compatível com o mercado. 

 

A satisfação dos colaboradores em trabalhar no Sicredi é reconhecida em todo o Brasil. Em 2017, por exemplo, o Sicredi foi eleito, pelo 7º ano consecutivo uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no país, pela revista Você S/A. Nesta edição, ocupou o 1º lugar na inédita categoria Cooperativas de Crédito. Também pela Você S/A, o Sicredi foi eleito, no ano passado, a melhor empresa para se iniciar uma carreira. “Para fazer o ranking, a revista realiza pesquisa junto aos funcionários que resulta em indicadores de satisfação. São 78 questões, cujas respostas são totalmente confidenciais, feitas com trabalhadores de empresas de todo o país”, ressalta Renata. 

 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 376 mil associados, com 166 agências em 134 municípios.

DIa do Jovem Trabalhador Sicredi

COMENTÁRIOS