this ok Sentence this ok Sentence Ícone News - Cress/MT apoia seminário que irá debater ações para garantia de direitos de pessoas em situação de rua
CRESS/MT APOIA SEMINáRIO QUE IRá DEBATER AçõES PARA GARANTIA DE DIREITOS DE PESSOAS EM SITUAçãO DE RUA

CRESS/MT APOIA SEMINáRIO QUE IRá DEBATER AçõES PARA GARANTIA DE DIREITOS DE PESSOAS EM SITUAçãO DE RUA

  • Sociedade
  • Publicado em: 24/08/2018
  • Por: Ícone Press

Evento acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2018, na ALMT

O Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) apoia o “II Seminário Pop Rua”, que visa discutir ações interdisciplinares para garantia de direitos de pessoas em situação de rua. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2018, no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá.

Segundo a presidente do Cress/MT, Andreia Amorim, a entidade que foi parceira no 1° seminário realizado em 2017, este ano apoia mais uma vez o evento. E novamente convocamos os/as assistentes sociais a defenderem os direitos da população em situação de rua. Cerca de 100 mil brasileiros se encontram nessa situação de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“Fatores estruturais, como a falta de moradia, trabalho e renda, fatores biográficos, como rompimento dos vínculos familiares, adversidades pessoais e doenças, e fatores ligados a desastres geográficos, como inundações e secas, mostram que o fenômeno de trajetória de rua não se explica a partir de um só determinante. Por isso, é necessário um conjunto de políticas públicas que deem conta deste leque e de eventos como esse são importantes, que procuram buscar solução para esse problema”, afirma.

Andreia destaca ainda que o/a assistente social, nos diversos espaços ocupacionais e no Serviço Especializado para População em Situação de Rua, desenvolvem a atuação profissional em vários âmbitos: desde acolhida e a recepção das demandas expostas pelos/as usuários/as, bem como prestação de informações,  orientações e encaminhamentos necessários à rede socioassistencial, a realização de visitas domiciliares a familiares e/ou pessoas de referência desse indivíduo ou família que está em situação de rua, dentre outras ações.

“Por isso, enquanto categoria profissional, a atuação deve ser crítica, ética e propositiva, visando a romper com as diversas formas discriminatórias em relação à população em situação de rua e fortalecer a luta por seus direitos, com base nos princípios de nosso Código de Ética e das legislações que normatizam nossa profissão”, ressalta a presidente do Cress/MT.

No seminário serão abordados diversos temas como: Políticas Públicas para população em situação de rua; Redução de danos e saúde mental; Violência e exclusão social; Direito a cidade; entre outros, além de que deve reunir diversos segmentos sociais, entre gestores públicos, profissionais da saúde, pesquisadores e representantes de movimentos organizados da população em situação de rua.

O evento é organizado pela Defensoria Pública do Estado em parceria com a Defensoria Pública da União, Movimento Nacional de População de Rua e Fórum de População de Rua de Cuiabá.

Confira programação completa e faça sua inscrição no link: https://www.even3.com.br/poprua

II Seminário Pop Rua Cress/MT

COMENTÁRIOS